Translate

SINUSITE - DICAS E PESQUISA


SINUSITE AGUDA -  NÃO HÁ DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE AMOXICILINA Y PLACEBO
Essa é a chamada de um estudo singular mais pouco divulgado. 
(http://www.medicinaintegrativa.com.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=94:sinusite-aguda-nao-ha-diferenca-significativa-entre-amoxicilina-y-placebo&catid=54:sintese-de-investigacoes&Itemid=53)
É isso mesmo...então o que fazer? Nesse período do ano no Brasil é desesperador, são muitos os casos e para piorar os “casos de repetição” – eu sofro de sinusite – já virou rotina escutar essa frase ano após ano e nunca uma solução definitiva, ou seja, você não precisa ter uma crise por ano ou mais. 

A Sinusite deve ser combatida com base na prevenção, o sucesso do tratamento é visível ano após ano, mas como tudo na prevenção, você precisa querer. A matéria segue os padrões científicos cartesianos. Vamos a Homeopatia, a Acupuntura, a Fitoterapia e a pequenas modificações no dia a dia.

A Sinusite é uma doença com base inflamatória e/ou infecciosa e que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz, seios da face, olhos, testa.  Logo após uma infecção viral ou uma inflamação de origem alérgica ou por poluentes (ar seco demais, a seca das folhagens, fuligens e etc...) a mucosa da região nasal aumenta de volume o que resulta na obstrução destas cavidades com as fossas nasais, impedindo a comunicação. Com a obstrução, os germes e fungos que estão presentes na região encontravam condições favoráveis ao seu crescimento, e eis a tal da sinusite, ela também pode ser desencadeada por processos emocionais, rinite crônica, abcessos dentários, pólipos nasais e etc...Febre, mal estar, dor de cabeça, dor nos olhos e um mau cheiro danado no nariz.
Clima seco, poluição no ar, poluição pra todo lado, ar condicionado sujo, produtos em excesso pra limpar a casa, cigarro, carros e tantos outros fatores. Vamos aos mais comuns. 

No Trabalho: Se ar condicionado é regra, então exija segurança e solicite a sua limpeza e troca de filtro regular,
Se for trabalhar com muitos papéis, use luvas e máscaras,
Mantenha suas narinas limpas, use soro fisiológico para lavá-lo e passe óleo mineral para hidratá-lo com um cotonete pelo ao menos duas vezes no dia, além de quando acordar e quando for dormir e lave o rosto e as mãos todas as vezes que puder. Procure locais abertos.

Em casa: trate de deixar janelas abertas para renovar o ar da casa, plantas como Zamiaculcas, a famosa espada de São Jorge, as Samambaias, o Confrei e o Lírio da Paz ajudam a manter o ar mais limpo, elas retiram toxinas do ar.
Mantenha um volume se suco e frutas, mais água e até soro caseiro pra hidratar o corpo. A natureza é sábia, melancia, laranja, mexerica e cajus estão por todo lado e realmente a anfitriã da festa é a vitamina C.
Aproveite pra jogar entulhos fora e arejar a casa, cortinas leves, fáceis de lavar, ponha um fim nos tapetes e busque roupas leves.
Exclua os enlatados e embutidos das refeições e dos lanches e lembre-se: Evite comidas pesadas, o corpo reage melhor a tudo com pouca comida de cada vez.
Deixe a água morna cair sobre o rosto e/ou faça compressas de água sobre a face, um pouco morna. Lave muitas vezes o rosto, isso faz bem, faz muito bem a pele e evita que se acumulem sujeiras demais, dá uma sensação de bem estar.

Na Naturopatia o uso de cápsulas de óleo de copaíba é uma boa saída, cuidado pra não exagerar, pode dar diarréia. Ele é um anti inflamatório natural e de responsabilidade, se usado a tempo, descomplica a vida.

As medicações homeopáticas mais indicadas pra sinusite são:

1. Hydrastis CH5 (4 gts de 2/2hs) é a campeã das medicações homeopáticas nos casos de sinusite com corrimento mucopurulento. Tem também a tintura vegetal de Hydrastis que pode ser tomada em água e na qual as crianças respondem muito bem.
2.Pulsatilla quando há dor de pulso na face e sente-se o cheiro podre todo o tempo. Usa-se na cH 5 ou na DH 3 – 2 gts de h/h ajudam a passar bem esse incômodo.
3. Silícia na CH 5 nos casos de corrimento abundantemente purulento. Nos casos de perturbações oculares na CH 30.
4. Bryonia CH 5 nos casos de dor frontal e facial, que piora muito ao se mover e que se sente uma vontade enorme de ingerir líquidos, a sede não passa.
5. Mercurius Solubilis – CH 30 de 4/4 hs quando existe febre e tudo piora a noite, existe dor na face e no maxilar. Secreção verde e purulenta, abundante. Mal cheiro. Muita gente alterna com Calcária carbônica na CH 5, especialmente se existe uma fragilidade emocional grande e recorrência.
Se o processo alérgico for claro, use de preferência Histaminum CH 13 de forma alternada, espere passar a crise, identifique o processo e comunique ao seu homeopata.

CHÀS – Tanchagem quando compromete a garganta, alecrim quando dá um toque de tristeza a mais, camomila e capim santo para os alérgicos de plantão e para quem não para de viajar e pegar ar condicionado de carona pra tudo, menta e/ou hortelã.
Homeopatas dos pés descalços