Translate

DOR DE CABEÇA - EXERCÍCIO DA MEDICINA INDIANA



 RESPIRAÇÃO

É isso mesmo, algumas Medicinas, hoje chamadas de Tradicionais na Europa e Alternativas ou Complementares no Brasil, usam práticas diárias de exercícios simples, para encarar problemas do dia a dia. 
Na maioria da vezes, a prática e a observação fazem parte dessa cultura do simples. 
Funciona mais ou menos assim: 
O nariz tem um lado  direito e um esquerdo; usamos ambos para inspirar e expirar e é só. Na Índia não é bem assim.
Milhares de pessoas procuram os hospitais todos os anos para constatarem em sua grande maioria, que não sabem respirar direito e sofrem de inúmeras deficiências por causa disso: insónia, desvio de septo, enxaqueca, anemia e tantas outras. 

 Há bem da verdade na Índia não é  assim, o nariz serve pra mais do que isso: a narina direita representa o Sol, a esquerda, a Lua.
Durante uma dor de cabeça, tente fechar a narina direita e usar a esquerda para respirar.
Dentro de cerca de cinco minutos a dor de cabeça deverá aliviar ou cessar totalmente, dependendo da razão. Lembre-se: não é milagre, é terapia e isso significa prevenção.

Se você sente a cabeça cansada, faça o contrário: feche a narina esquerda e respire pela direita. Em pouco tempo sentirá sua mente aliviada.
 
O lado direito pertence ao "quente" (Sol) por isso esquenta rapidamente, o esquerdo pertence ao "frio"(Lua).

Na Medicina oriental o lado esquerdo é yin - frio - feminino - lua e o direito é yang - quente - masculino - sol.
As mulheres por natureza sentem primeiro a cabeça cansada, cheia de coisas pra pensar e decidir e numa evolução, as dores de cabeça começam, pois inverteram demais o fluxo, no homem é o contrário.
Repare no momento em que acordamos, qual dos lados  respira  melhor , ou   mais? Direito ou esquerdo?
Se quando acordar se sentir cansada, comece a fazer esse exercício por 1', ainda na cama, sentada - feche a narina esquerda e use a direita para respirar, você se sentirá aliviada.
Isso pode e  deve ser ensinado às crianças, afinal de contas devemos começar de cedo na prevenção, entretanto  é mais efetivo quando praticado por adultos.

O Tai Chi é ensinado no mundo todo, sendo portanto o exercício da longevidade, do equilíbrio e da harmonia interior e você sabe qual é um dos grandes segredos dessa arte oriental? A respiração.


A arte da prevenção não pertence aos ocidentais, portanto devemos aprender mais com a medicina do simples, com povos que aprenderam com a dificuldade e com a falta de tecnologias e recursos escassos. Precisaram contar com a experiência e a prática de milénios para sobreviver e ser feliz. Lembrem-se, não é receita de bolo, nem bula de remédio, é prevenção, disciplina e prática.

HOMEOPATAS DOS PÉS DESCALÇOS - A MEDICINA DOS SIMPLES.