Translate

HELLEBORUS NIGER E A DEPRESSÃO SENSORIAL

Helleborus Níger
Personalidades Homeopáticas



A DEPRESSÃO SENSORIAL. entre a resistência e a fragilidade.
 

É muito difícil falar dessa medicação sem mencionar o que ocorre com ela, seus contrastes são de uma beleza ímpar (como na foto), fácil de se destacar na natureza, peculiar, diferente, marcante, enfim, eis uma medicação ímpar em sua descrição.
 

Esta planta não floresce no ponto máximo do verão Europeu, mas durante o Natal, em meio ao frio do inverno. Podemos até classificar de anomalia como muitos o fazem. Quando floresce, podemos notar que mesmo frágil e graciosamente inclinada, ela sobrevive ao inverno e à neve e resiste até ao início da primavera. Nem o frio intenso queima seu caule ou suas flores, brancas e lindas. Assim sendo podemos classificá-la como uma planta que se posiciona ao oposto das forças da natureza. Morre na primavera e floresce no inverno.


Digamos que Helleborus Níger produz um estado de depressão sensorial, vê de forma diferente, ouve de forma diferenciada, principalmente zumbidos e principalmente, os gostos que no caso do paladar são imperfeitos, indefinidos. 



Lerdos e lentos com um suspiro inconsciente e involuntário possuem uma observação continua com roupas e lábios. Quando são crianças não sentem vontade de comer e quando são jovens chegam à velha e conhecida melancolia.

Helleborus Níger possui muitas dores na cabeça, especialmente occipitais. Suores sempre frios, gemidos, gemidos repentinos, doi a cabeça no travesseiro, levanta as mãos à cabeça e bate, como se isso pudesse aliviar a dor, como se estivesse cheia de água, de água fria.

Duas grandes doenças são relacionadas à ala, uma é o estado de Derrame em Hidrocefalia e seqüelas da Nefrite Scarlate dentre outras. 

(Segundo alguns autores, Helleborus Níger se dirige ao organismo líquido do homem; ele pôde ser tonificado e finalmente comprimido, o que provoca a secreção de líquidos. Observamos a elevação da pressão sanguínea, um aumento da diurese (como no Digitalis), uma congestão sanguínea da superfície do cérebro e da medula espinhal, diminuição do líquido cefalorraquidiano.)

Helleborus Níger (Canadá) em meio a neve.
 
Entretanto existem observações de suma importância, tais quais incluem o movimento automático de uma perna ou braço, a fraqueza muscular que pode chegar à paralisia e que pode também ser acompanhada de derrames.
Pupilas dilatadas, cegueiras noturnas, a comida pode até estar mole, mas ele não consegue mastigar (Neuralgia), com agravamento das 4 às 8 PM (lycop), com pele rugosa, pálida e profunda. A boca apresenta feridas nos cantos que nunca secam.

Se ele fala, ele deixa cair o que ele tem na mão - não existe uma coordenação sensorial/muscular.

Sentem nojo da comida e afirmam que os intestinos estão cheios de água. A urina também apresenta irregularidades como escassa e suprimida, mesmo assim sempre quer urinar e apresentam  Hidrotórax (sulph Merc). Unhas e cabelos caem com facilidade.
Eles nunca poderão se excitar por completo, existe uma imbecilidade sexual. Gritam muito enquanto dormem.

Helleborus Níger sofre antes de tudo por estar no curso inverso e ainda manter uma resistência enorme. Vive na energia contrária da natureza e acredito que devam chegar até uma idade meio avançada para tanta debilidade, com exceção dos estados de hidrocefalia. Uma realidade comum nos hospícios (que agora não existem mais em muitos países)e quando crianças seus sintomas são largados e tratados de forma inadequada. A profundidade dessa personalidade chega ao ponto máximo, que só eles conhecem, tamanha a resistência.  
Uma das estruturas  mais tristes de se ver no ser humano e uma das mais raras expressões de beleza da natureza.  Entretanto não existe maldade, existe dor, por dentro e por fora.
 
Não sabe o que fez de errado e reclama e sofre. Não sabe porque as outras pessoas pessoas são felizes e ele não. Inveja sem maldade. não pensa em matar os outros, mais pensa em si matar. Melancolia ou a tristeza com um desespero silencioso, desesperado para se curar (Vijnovsky Homeopática Matéria Medica)Involuntário suspirando. Deseja se esconder. Nostalgia do que? sua memória é curta, seus sentimentos sem grande apego. Caso se incline para o alcoolismo, é sempre sem gosto, nem de paladar e nem da vida.

Homeopatas dos Pés Descalços