ACTEA RACEMOSA E A PERSONALIDADE FEMININA

PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS
UM MEDICAMENTO FEMININO

Cimicifuga, esse é o nome, bela, altiva e frágil. ao vento ela luta para não perder suas belas plumagens, visivel, ela aponta para todas as direções.
essa medicação encontra similaridade com vários problemas femininos e está presente na nossa vida mais do que gostaríamos que estivesse. Esse não é um olhar objetivo sobre a menopausa, entretanto ela se encontra também em pequenas atitudes do dia a dia. As vezes podemos apresentar traços de uma personalidade, por convivência, por frustração, por estrutura cultural, enfim, essa é uma medicação que exige atenção do público feminino em especial.


Essa é uma medicação preferencialmente feminina, nunca atendi um homem assim, com essas variáveis tão marcantes para uma medicação única. Sempre que necessário em momentos de extrema fragilidade e confusão seguida de agitação e num contexto emergencial é que cheguei a usá-las em homens, entretanto sua personalidade é reconhecidamente feminina.

A mente de Actea é histérica, confusa. Nos momentos de pressão ela se torna excitável  e aí fala com todo mundo que encontrar pela frente. Costuma ganhar o nome de uma pessoa extremamente extrovertida, daquelas que falam tanto que não conseguem dar clareza e conexão a nada. Pode ajudar muito nas convulsões histéricas.

Actea é dada a suspiros, tanto quanto Ignácia, a diferença é que Actea tenta organizar seus pensamentos mais não consegue muito. Parece sempre confusa. Não há problema de assuntos com ela, o fato é que não continua nada, nenhum assunto chega ao fim e ela já passa pra outro. Esse fato coloca a personalidade em questão na linha da confusão mental, parece um embotamento, mais não há lentidão, hã excitação. Outra medicação que suspira muito é Calc Ph., entretanto a diferença é visível.

Actea não pensa objetivamente em nada, não é que se distrai, tudo tem importância, tudo pode ser alguma coisa, um fato, um assunto, é por isso que nunca responde objetivamente as coisas. Peça a essa pessoa para descrever uma cena fotografada, suas descrições não serão precisas.

O vigor que essa personalidade apresenta é alto e talvez por isso mesmo o seu oposto é a depressão, que lhe causa paradas onde seu estado de confusão e falta de direcionamento e objetividade pioram muito. Pensar em suicídio como se sofresse de um mal eminente é algo totalmente normal para essa medicação.

FRASES TÍPICAS DA ACTEA RACEMOSA:

Parece que meu cérebro está abrindo e fechando.

Parece que não estou pisando no chão, dói tanto que parece que estou flutuando.

Actea racemosa é um dos mais valiosos remédios no caso de aborto prematuro – este fato se interliga a mulheres reumáticas em especial, pois tem sua aplicabilidade em sangue grosso de mulheres pletóricas, entretanto a experiência de tomá-la umas duas semanas antes do parto é bastante favorável, inclusive após o parto, caso aja dores uterinas ditas insuportáveis.
As dores de cabeça aqui são do tipo, “minha cabeça vai estourar”e costumam em sua grande maioria ocorrer nos períodos da menstruação. O Dr. Nilo Cairo e o Dr. Cowpperthw Aite chegam a afirmar que no tratamento das variáveis da amenorréia e na ovarite crônica esse é o melhor medicamento com resposta positiva.

De uns tempos pra cá o estudo mais aprofundado de tabulação tem dado um excelente retorno no tratamento da menopausa, melhorando a irritação, os calores por agitação e a depressão.

Seu sonho é um capítulo a parte, Actea sonha com carneiros presos em arames, com nuvens escuras e pesadas eu a envolvem e que ela enlouquecerá.
Seu medo maior físico é sobre a loucura (ela sonha com isso, sabe que é um mal eminente), com ratos e com a morte.

Sua alternância é notória, sua doença física hoje, sua somatização amanhã e assim esse é um dos primeiros sintomas dessa matéria, na sua fase inicial de adoecimento. O físico e o mental, a dor psicológica e a dor física se alternam e se misturam, chegando a parecer para a pessoa uma coisa só. Ela tem certeza disso.

UMA DOR FÍSICA INTERRESANTE É A QUE RELACIONA O TENDÃO DE AQUILES – dores constantes, parada ou andando.
Um estado físico interresante de ser observado é sua ação nos casos de reumatismo.

CIMICIFUGA – EM CAPSULAS

Podem ser usadas nos casos de dolorimento intenso com cólica no período menstrual, amenorréias e dismenorréias nervosas, dores excessivas dos seios, acnes na puberdade e nas dores musculares generalizadas que ocorrem após qualquer esforço físico. Recomendam-se capsulas de 350 mg cada e doses de 1 cap _ 3 x ao dia.

Homeopatas dos Pés Descalços


Comentários

  1. J'aime vraiment votre article. J'ai essaye de trouver de nombreux en ligne et trouver le v?tre pour être la meilleure de toutes.

    Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

    Mon blog:
    meilleur taux puis solution rachat de credit

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei demais com essa personalidade! Meu remédio de fundo é Natrium Muriaticum (Ignatia me ajudou demais num momento de depressão), mas estou num momento de muita dificuldade para me organizar, tomar decisões e com o racionio confuso, lento.
    Qual seria a melhor dinamização da Actea? Sofro muito com cólicas mestruais, parece que estão ficando cada vez mais agudas (tenho 28 anos).
    Sou muito grata ao blog, admiro muito o trabalho de vcs!
    Ananda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ananda,

      O bom seria na ch 30, seria mais rápido, digamos assim.
      nossa sugestão é que comece na ch 5 - 10 gts em 1 copo de água - tome-o devagar.

      Daqui a uns 20 dias na ch 12 - dose única/15ml.

      Para as cólicas sugerimos; mantenha a barriga aquecida e os pés também - as japonesas estão certas. 1 xícara de chá de rosas brancas por dia - nos dias da menstruação é muito bom.

      Depois de 20 dias, use 20ml de olive e vervain - 20 gts todos os dias - pode ser no final da tarde, início da noite.
      Veja em que dinamização vc parou do natrum m., pois as vezes é hora de retornar a ele depois da ajuda.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  3. Olá! Vou começar com a ch 5 e seguir para a ch 12, como sua recomendação. Sempre em dose única, certo?
    O natrum tomo ch 200, dose única (minha homeopata diz para deixar um "reserva" em casa e tomar alguns meses depois na ch 201).
    Na época menstrual percebi que gelsemium e pulsatila (ambos na ch6)tem me ajudado com a indisposição geral, mas vou tentar sim o chá de rosas brancas!

    Muito obrigada,

    Ananda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ananda na ch 5 não tome a dose única, só na ch 12.

      Sua homeopata tem razão nas doses, então não deixe de tomar principalmente pulsatilla e gelsemium, mas vá evoluindo os ch - olhe com ela isso.
      \o chá não intefere, então tome sem substituir nenhuma das colocações, ele reforça tá/

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  4. Boa noite equipe,
    Segui as indicações de vocês (inclusive ainda tenho um vidrinho de actea para as crises menstruais já que foi de grande ajuda) mas não senti uma mudança mais profunda, principalmente nas questão de ser mais focada e na fuga.
    Lendo o blog encontrei calcarea silicata e me identifiquei com uma série de fatores, como o medo, ser distraída, falta de autoconfiança, sofrimento por antecipação, além dos sintomas das cólicas menstruais fortes. As ilusões e visões não acontecem, mas tenho sonhos bem vívidos. E também não sou fraca fisicamente, apesar de me sentir muito cansada as vezes, com dores na região dos rins.
    Fiquei em dúvida com Phosphorus.
    Vocês, tão queridas podem me ajudar?
    Muito obrigada e bom 2013!
    Ananda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, mas o natrum é seu remédio de fundo não é?
      seria bom avançar nele primeiro, senão acabamos tomando uma coisa para cada coisa.

      pense e veja phosphorus, um dos dois.
      Veja com quem vc mais se parece hoje.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  5. Sinto coceiras absurdas nas canelas e no bumbum e notei que com o actea para sanar a cólica e a coceira diminuiu mto, será que devo continuar tomando??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tem a ver. Leia sobre ela aqui no site e diga se combina.
      Existem sabonetes próprios para bactérias - especialmente os de criança. Outros bom é o sabonete líquido de barbatimão.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO