Translate

Pequeno ensaio comparativo

Natrum Muriaticum, Ignatia Amara e Phosphoricum Acidum e suas parecidas diferenças:

Segundo a Drª Shirley de Campos – Homeopata\do Centro de Medicina Avançada. A adolescência é uma fase muito complexa e de conflitos para a maioria dos jovens, sendo marcado por mudanças de comportamento, sentimento de revolta, desejo de liberdade e pensamento crítico. Os pais interpretam suas experiências compartilhadas com os seus filhos da seguinte forma: O adolescente não ouve, não vê e começa a criar o seu mundo, onde tudo gira à volta dessa incompreensível e terrível realidade que se chama: Eu não tenho limites! Deixe-me viver! 

Esse seria um bom começo para identificar um Ignatia, alem de depressão, a insônia, a acne, manias múltiplas e distúrbios alimentares estarem presentes numa Ignácia.
IgnatiaAmara segue as pequenas depressões escandalosas, o Natrum muriático segue a depressão do pudico, reservado e susceptível.

É o remédio das grandes contradições: (Ignácia)

a. a zoada do ouvido melhora com a música;
b. as hemorróidas melhoram com o andar;
c. a dor de garganta melhora ao engolir;
d. a sensação de vácuo no estômago não melhora com o comer;
e. a tosse se agrava com o tossir;
f. a tristeza e o pesar causam o riso espasmódico;
g. há desejo sexual e impotência;
h. sede durante o calafrio;
i. ausência de sede com febre;
j. as cores da face mudam com o repouso,
k.  muda facilmente da alegria ao choro, da amabilidade a cólera.

PEQUENAS COMPARAÇÕES: Se Natrum Muriático lhe é complementar, vemos que Staphisagria é igualmente leal com suas relações afetivas.
Se Natrum tenta não demonstrar seus sentimentos e sua mágoa, Ignácia faz questão de apontá-los e distribuir culpados, os dois tipos explodem com os consolos, um odeia mais mantêm a classe, o que é o caso e Natrum, Ignácia repudia e grita.

Phosphoricum Acidum e Natrum sofrem em silêncio, mais em matéria de mágoa esse trio, ou seja, em conjunto com Ignácia é imbatível.
Phosphoricum Acidum tem uma marca muito forte que é a debilidade do tônus muscular, assim com Hyos, Sep é indiferente a qualquer estímulo e é catalogado como depressivo severo.

(Vale à pena lembrar que Phosphoricum Acidum possui o branqueamento precoce dos cabelos, o que serve de alerta para a identificação deste item em particular quando se apresenta a inércia como fonte de consulta, mesmo em adolescentes com 12 ou 17 anos esse fato já é bem notado, em especial na idade de 15 anos.)

Natrum e Ignácia possuem a histeria em algum ponto qualquer do desenvolvimento da vida, isso sempre será motivo de diferenciação entre os dois medicamentos bem como das duas particularidades. Se Ignácia é mais ríspida e abrutalhada, Natrum é sutil e irônico. Esses itens não chegam perto de Phosphoricum Acidum, ele simplesmente não sabe o que está acontecendo ou não liga a mínima, a inércia e o embotamento operam, ele simplesmente se vira e dorme.

Cada um ao seu contento, não gostam de consolo, possuem estágios de depressão bem definidos, se abalam com transtornos de mágoa e ocupam as três extremidades: Ignácia é capaz de agredir e gritar no momento de mágoa, Natrum solicita educadamente que se retirem e ironicamente poderá destilar sua mágoa com uma histeria controlada (faz isso sempre com uma risadinha), Phosphoricum Acidum simplesmente não se move, esfriando assim suas emoções, ele só quer ser deixado só.

Igualmente irmã,
Gentileza e tempestade,
Não há controle,
Ama a força e amadurece chorando,
Contradiz a própria sorte,
Impotente deseja, talvez um dia não ser...
A senhora, por vezes das contradições.

Homeopatas dos Pés Descalços