Translate

APIS MELLIFICA - A DOÇURA DE UM VENENO.

APIS MELLIFICA
e a sua Personalidade Homeopática.


A Fecundidade e ao senso de preservação fazem parte dessa personalidade. Esses dois sensos norteiam seu caráter. Nas piores fases da sua vida ele pode até demonstrar um ciúme exagerado, mais no fundo é seu senso de preservação, nesse caso não há egoísmo, há lágrimas e choro fácil, bem fácil diga-se de passagem. Apís chora por tudo e por nada. 

Líder nato e no bom sentido, capaz de organizar as coisas em prol de muitos, não apresenta traços de ódio e apego as mais altas posições. Como seu senso do dever é elevadíssimo, quando contrariado sua primeira reação é a mágoa e talvez a depressão. Essa personalidade se entristece chegando a depressão.

O sentido de manipulação dessa personalidade é capaz de fazê-lo liderar um grande grupo, sem que com isso ele tente subir e mandar em todos e a todo custo. Possui a capacidade da manipulação saudável, escassa nos dias de hoje. Cumpre sempre suas tarefas com alto senso de eficiência e organização. Metódico, ele não perde essa referencia ao adoecer. Quem tiver um desses a cabo de dar suporte em áreas de bem comum, terá uma grande ajuda.

A irritabilidade e a agressividade que essa matéria apresenta é quando percebe a manipulação pessoal e em prol de um só indivíduo. Não suporta que pessoas que estejam sob suas ordens ou convivam com ele, deixam suas obrigações por fazer. O senso do cooperativismo é absolutamente representado por essa medicação.

Apis é comumente classificado como: o tipo forte, com os pés sempre no chão.

É claro que na altura dos relatos nem tudo é maravilha, essa personalidade sofre de dores, inchaços e edemas, essa na realidade é a sua especificação na homeopatia de consultório. Entretanto, as dores de cabeça de Apis tem identificações marcantes, toda a cabeça tem, e se localiza atrás da orelha esquerda ou do olho esquerdo ou do lado esquerdo das têmporas. Quando se suprime uma erupção cutânea, Apis tem dores de cabeça. Essas dores são acompanhadas da sensação de picadas de abelha.

APIS MELLIFICAAbelha – Sinonímia: Apis

“O edema é o santo e a senha deste medicamento.” Diz Nilo Cairo, no post 64, pág. 157 do célebre “Guia de Medicina Homeopática” Vol. I. esse no entanto é o seu grande pórtico. 

Os inchaços pálidos com cor de cera ou ainda qualquer edema ou derrame interno, seroso e não inflamatório nos levam direto a Apis, acrescentava Dr. Dewey.

Dentre muitas situações que devem ser observadas na estrutura da deficiência dessa personalidade existem:



 As dores que são aliviadas pelas compressas frias,

A ausência de sede,

Diarréia todas as manhãs,

Os gritos e sobressaltos seguidos de choro, sempre a noite, no meio do sono,

A nefrite durante ou após as erupções suprimidas,

O edema pulmonar – este bastante comentado pelo Dr. Nilo Cairo;

Quando ocorre a supressão da menstruação seguida de dor de cabeça,

Edema da vulva com dor queimante, parecendo picada,

No edema dos grandes lábios,

No uso imediato após picada de abelha,

Dores que pioram com o calor,

Pessoas que se entristecem de súbito e não param de chorar;

As febres hepáticas com acessos a tarde;

Nas hidropisias, no inchaço quente das pernas e mãos e por vezes de todo o corpo, com pele pálida e transparente. Cera – cor,

A língua grossa, parecendo uma lixa.

Existem muitas aplicações específicas para garganta e olhos e sempre seguidas desse edema ou inchaço. Por vezes em volta dos olhos chega a apresentar uma aparência rósea. No tratamento das urticárias e das erisipelas da face sempre tem a sua serventia, por serem situações que restringem muito a pessoa afetada, principalmente na sua alto estima. 


E quando no acesso da asma se segue ou se estabelece erupções nas dobras do corpo, pense em Apis como um ajudante e tanto, especialmente nas crianças. As personalidades sentimentais costumam ter asma e ou deficiências de alguma forma respiratórias. Não é ato que seu complementar é Natrum Muriat. Doce e meigo, chegado a alergias e irritadiço, competente e belo.

Apís é assim, como sua natureza – da abelha – do mel ao veneno, ela dança na sua própria natureza.


Homeopatas dos Pés Descalços