Mostra Fotográfica AMSK/Brasil

Amigos do Blog

Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 9 de março de 2011

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

IGNATIA AMARA 
E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA

O excesso de luz cega a vista.
O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.


(Tao-Te King, Lao-Tsé)
 
Lao Tsé não tinha conhecimento de homeopatia, mais permeou o mundo das observações de forma intensa e clara, ajudou a dar uma nova visão ao ser humano e até hoje seja no oriente quanto no ocidente, viaja nas mentes de muitos. Ao ler seu pequeno texto a uns bons anos atrás e já com alguma bagagem de filosofia homeopática, me deparei com este, acima citado. Para mim a tradução mais poética de uma personalidade Ignácia.
Homeopatas dos Pés Descalços 


Citemos Allen - "As pessoas mentalmente e fisicamente esgotados por uma dor concentrada e prolongada" (Allen) ou ainda "A alteração das condições mentais em um tempo incrivelmente curto, da alegria à tristeza, do riso às lágrimas" (Allen) ou "Temperamento finamente sensível, sentimentos delicados" (Allen). 
Pronto temos o principal cardápio dessa personalidade exposto a mesa. Hahnemann faz o alerta preciso no caso da análise dessa personalidade quando afirma: "Ignatia só é aplicável na cura e apreensões e condições agudas".



Aí estamos nós mais uma vez nos curvando ao pai da homeopatia. Ignatia apresenta o estado “agudo emocional”e enquanto não estoura, não começa a melhorar. Verdadeiramente uma personalidade muito mais feminina que masculina. A apicação da medicação adequada a ela, não esvai o choro e a fragilidade de uma vez, mais dá uma clareza mental absurda. Ela pelo ao menos consegue saber porque está chorando.

Muito associada a mulheres fortes e liberadas, ativas e inteligêntes, prontas para provarem ao mundo o seu valor.
Perda, separação e paradoxo definem muito bem esta personalidade. Como Ignatia é extremamente organizada, sem ser chata, o sentimento e a estrutura sentimental são o seu ponto chave de adoecimento.

Essa personalidade adoece por amor, por perda, por desapontamento, distanciamento afetivo, morte de alguem que ama, a sensação de ter perdido e separado. Chega a ser chamada de a contradição em pessoa, aí uma pequena defesa: é que ela pode cozinhar divinamente bem e ser campeã de box, uma alta executiva e uma dançarina de sucesso, pode fazer muita coisa devido ao seu refinamento e a sua necessidade cultural e intelectual. Não é atoa que viajar melhora tudo numa personalidade Ignatia. Por isso o paradoxo e a contradição. Seu refinamento artístico sempre se apresenta, desde a infância.

Outra coisa comum em qualquer fase da sua vida é a extrema responsabilidade pelos outros. Consigo mesma é grande , mais a auto confiança também, com os outros chega a ser demasiado. Não com todos, mais se ama muito uma pessoa ela certamente se sentirá responsável pelo insucesso alheio.


Outro contraste grande, essa personalidade gosta de poemas e temas romanticos, sedutores e cheios de magia, ao mesmo tempo poderá organizar as contas da casa ou de uma empresa. É que o organismo mental diário, racional e calculista não a incomoda, e ela é boa nisso, possui uma visão loga e retilínea das coisas. Entretanto o medo das incertezas e inseguranças rondam e adoecem.

O medo do NUNCA MAIS, essa pode ser uma das frases comuns quando essa personalidade adoece. Quardar e remoer sofrimentos são comuns pra ela, achando que vão se dissolver, mais que nada, ficam cada vez mais denso. 

O idealismo se confunde com sua história de vida e por tanto o desapontamento nunca mora longe. Ignatia chora quando só, raro na frente dos outros, aliás é muito difícil para as outras pessoas imaginarem que algo vai mal. Reservada e reclusa. 

 foto retirada do blog

Sendo assim seu pesar é silêncioso, com suspiros e discrição. Eis o início do problema, logo depois histeria, humor variável e totalmente imprevisível. Mais quando conseguir explodir não terá remorsos e com certeza será rude e poderá parecer insensível. Fim do problema, tudo dito, aquilo acabou, não fica remoendo mais.

As doenças mais comuns nas mulheres de Ignátia são:
A anorexia nervosa,
A claustrofobia,
Medo da insanidade, medo de adoecer – seguidas de dores musculares e fortes contrações musculares.

Ignatia come e emagrece, para perder o apetite precisa muito e as vezes melhora comendo comida pesada e estando com nauseas.

Pode ter paralisia momentánea e súbita - “Kent”, paralisado sem saber o que fazer nas coisas mais básicas. Sua ira é acalmada com Arsênico.

Existe a propensão a verrugas como em Thuj, assim como a dor de cabeça em batidas pequenas.

O rosto e a as orelhas apontam uma serosidade a mais e o suor se apresenta apenas na face. Sua audição fica confusa para tudo, exceto para a voz humana. Uma das primeiras reclamações físicas de uma personalidade Ignatia é o nó na garganta e o aperto do peito que prende a respiração, como se a vontade do choro não fosse passar nunca. Dói como se tivesse levado um murro – nesse ponto Ignácia e Arsênico são muito próximas. O espasmo da glote é observado em Ignácia, assim como períodos de menstruação suspensos ou irregulares por causa de algum transtorno emocional, afora isso e com um exercício físico regular que ajuda no relaxamento muscular a menstruação tende a ser tranqüila.

Soluçar e suspirar (calc-phos) – como Ignácia suspira.

Ignatia tosse de nervoso e tem palpitações por pesar como Digitalis, sofre de espasmos nas costas e nos ombros por pesar, formigamento nas extremidades e insônia ou sonolência por pesar, por sofrimento emocional. Ignatia é feita de emoções na alma e de matéria sólida no resto do corpo.

Se bem estruturada essa matéria chega quase a perfeição e atenção: banalidades não são os sofrimentos de Ignácia. Traição, covardia, injustiça, abuso e crueldade são as faces daquilo que essa personalidade repudia e sempre em qualquer profissão que tenha ou vida social que leve, esses serão seus conflitos e suas convicções de luta. Mais...

Homeopatas dos Pés Descalços 
 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise por matéria específica