Translate

MEDICINA HOLÍSTICA ... CAMINHANDO.

ESCOLHA O MELHOR E DESCARTE O RESTO

Este é o tema da nossa caminhada e para isso, separamos materiais comuns do dia a dia ligados a praticas populares e milenares da medicina e hábitos que ainda fazem a cabeça e a saúde de muita gente. Em muitos casos, a evolução e o tempo nos brindaram com estudos e pesquisas, trazendo mais descobertas, ou outros casos não tem sido bem assim e ainda carecem de mais estudo.

 
De qualquer maneira, a opinião do Dr. Vernon Coleman, um controverso, admirável e constrangedor médico inglês, vêm de encontro com nossa mais preciosa idéia e convicção: Escolha o melhor para você e a sua saúde e descarte o resto.
E é neste entendimento que se segue o nosso post. Não se esqueça, cada indivíduo é único e dispensar tecnologia em prol da saúde não é uma opção. Respeito na saúde significa Medicina Holística.

Vernon Coleman é o autor médico da Grã-Bretanha, mundialmente conhecido pela defesa dos animais e pela sua franqueza na denúncia dos males da medicina atual. Durante muitos anos, publicou um jornal, o European Medical Journal , que depois incorporou ao seu informativo, Vernon Coleman´s Newsletter, divulgando estratégias físicas, mentais e espirituais para uma vida mais feliz, saudável e harmoniosa.


Não há dúvida de que um enfoque “holístico” nos cuidados médicos é excelente para os pacientes. Muita gente pensa que essa palavra é outro termo para “alternativo” ou “complementar”.

Não é. Quando seguida adequadamente, significa que cada doença pode ser tratada através de uma abordagem “escolha” e “misture”, ou seja, escolhendo os aspectos da medicina convencional e da medicina alternativa com maior chance de serem eficazes e causarem menos efeitos colaterais - tratando e observando atentamente a todos os aspectos individuais do paciente. Em suma, a palavra “holística” foi criada para designar uma atitude. Uma atitude que tanto pode ser seguida pelo médico de formação ortodoxa como por um médico alternativo.

No caso de muitas doenças, não adianta tratar o que está errado com o corpo se não tratar também o que está errado com a mente. Acho incrível que um médico moderno cuide do corpo de um paciente que sofre de hipertensão, distúrbios intestinais ou asma e ignore sua mente, quando já está mais do que provado que, no caso de muitas doenças, os sintomas físicos são produzidos por algum tipo de distúrbio mental. Da mesma forma, é estranho e até mesmo não científico, que um osteopata trate a coluna de um paciente ignorando sua mente.

Vernon Coleman
- "Seu corpo sabe", quem quiser pode baixar gratuitamente direto pelo do link: http://www.taps.org.br/pdf/seucorposabe.pdf

http://www.vernoncoleman.com/main.htm - site oficial do Dr. Vernon Coleman
AMIGOS PRECIOSOS – MELANCIA, GIRASSOL E VINAGRE

Tanto em pesquisa, quanto em observações comuns de consultório e na utilização da chamada Medicina Popular, existem três pequenos amigos que devem ser observados com cuidado e muito carinho. É claro que no dia a dia de diversos países por esse mundo afora, algumas preciosidades não podem ser encontradas, entretanto a natureza providencia substitutos, basta procurar.
Vamos começar pela Melancia, estudos indicam que esse alimento é rico em licopeno, arginina é mineralizante, pois ajuda a limpar o sangue, além de estudos recentes sobre a sua ação na hipertensão arterial. 

REMÉDIO “amigo” NATURAL PARA A PRÓSTATA


Já há algum tempo venho com dificuldade de urinar e fazendo controle periódico do estado da próstata. Depois do tratamento já melhorei substancialmente. ... Ao que se suspeita, os resultados milagrosos devem-se ao alto teor de Licopeno da melancia. Portanto, não custa nada experimentar.

Enviado por Vitor Buaiz, médico em Vitória-ES

Referencias e complementares:

A melancia, a arginina e a pressão arterial.


Enfim, os homens que desejam experimentar essa teoria, ou fazerem uma experiência, façam. Além de darem uma contribuição e tanto na qualidade de suas vidas, estarão se alimentando melhor e de forma mais saudável.

Jamais abandone exames de rotina e tratamentos pertinentes a essas duas grandes deficiências. Quando cuidamos de nós de uma forma mais atenciosa, tudo melhora.

 
O vinagre de Maça
Livro Best Seller de Medicina Popular do lendário
Médico Dr. D.C. Jarvis

Vinagre de Maçã Vivo e suas Qualidades Extraordinárias para a Saúde
e os Segredos da Medicina Popular do Vermont
FOLK MEDICINE – O Guia Médico Vermontês para a Boa Saúde

Não é milagre, nem conversa. Em alguns casos ele se estabelece como uma ajuda possível para o dia a dia. A população de Vermont – EUA que o diga.
Uma análise maior e melhor está associada à famosa dieta ácida. Não é receita de bolo e aconselha se a ingerir o vinagre com água e mel. Pessoas com deficiências como gastrite e úlcera, deve se ter uma preocupação a mais. Em caso de dúvida consulte um médico e ou um nutricionista. 

As aplicabilidades do vinagre de maça são várias, entretanto, algumas delas são realmente efetivas no nosso dia a dia. Muitas pessoas preferem o uso do limão – vastamente discutido – relacionamos algumas ações resultantes do uso do vinagre de maça no cotidiano e que os resultados foram satisfatórios. Não é milagre, uma dieta saudável, uma mudança dos hábitos alimentares para melhor é sempre a chave de uma boa saúde.

O mundo evoluiu e a medicina também, mas ainda somos feitos do tecido dos nossos sonhos, a observação e o carinho por esse equilíbrio, homem e natureza sempre deram uma boa parceria. Prevenir ainda é o melhor remédio. HPD Brasil.

Colesterol

O vinagre contém pectina. A pectina é uma fibra que percorre de forma lenta e suave o organismo. No percorrer do organismo, a pectina ajuda na retirada do colesterol acumulado. Sendo assim, ela ajuda a eliminar o alto nível do mesmo, e suas conseqüências danosas ao organismo, como: problemas cardiovasculares dentre outros. Existem vários porquês de taxas altas do colesterol. Verifique o real motivo e se for realmente alimentar, o vinagre de maça poderá ajudar muito, entretanto uma dieta saudável é absolutamente necessária.

Digestão difícil

O vinagre de maçã contém substâncias que são muito parecidas com os ácidos secretados para que a digestão dos alimentos ocorra. Sendo assim ele ajuda muito quando aquele alimento mais pesado bateu no estômago e ficamos com a sensação de estarmos sempre cheios. “Para combater a má digestão beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água. Dr. Jarvis.” Não deve ser uma rotina se sentir assim, um gastro deve ser procurado.

Flatulência

Flatos, gases, ar preso e outros nomes. A alimentação está diretamente ligada a este desconforto. “Nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre. Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos. Dr. Jarvis.” Pesquise alimentos a base de leite também, queijo e massas com muito leite. Deixar alimentos como grão de bico e feijões de molho em água por um período de 2 horas ou mais antes de cozinhá-los, ajudam a diminuir esse desconforto. Outra coisa importante é aprender a respirar.

Intoxicações

Por ser anti-séptico, pode ser empregado na salada regular como tempero e na hora da limpeza de alimentos que preferencialmente serão consumidos crus.  Esse procedimento ajuda a evitar uma série (não todas) de intoxicações alimentares e infecções causadas por bactérias ou parasitas que tenham se fixado nos alimentos. Deixe os alimentos de molho em água com vinagre e é claro, lave-os bem antes disso. Esse risco ocorre principalmente em períodos de grandes chuvas. Muitos homeopatas costumam colocar gotas de Carbo Vegetabilis na água para ajudar na limpeza dos alimentos. (sem o uso do vinagre). 



Mal de Alzheimer

Caracterizada como doença pré-senil é a pior das doenças mentais associadas à velhice. É causada pela carência de cálcio e de substâncias como a tiamina e a niacina aliadas à carência de B-12. No Livro “A longevidade do Cérebro”, o autor deixa claro o papel da alimentação na vida dessas pessoas portadoras de Alzheimer. O vinagre de maça poderá ser benéfico na manutenção de um organismo saudável e mais ágil. Ao ser diagnosticado essa doença, procure também um nutricionista.

Osteoporose

Doença caracterizada por perda óssea, a osteoporose, torna os ossos porosos e frágeis fazendo com que se fraturem com facilidade. A enfermidade é grave levando o paciente a sofrer com dor, deformidade e outras moléstias decorrentes da doença. Também é uma doença causada pela carência vitamínica, nasce principalmente da aversão à lactose e de seus derivados ricos em cálcio. Para prevenir esta doença deve-se ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, além de muita verdura e doses maciças de vinagre de maçã, devido ao seu teor significativo de cálcio.

Pés cansados

Coloque seus pés de molho em uma vasilha com água e 1 copo de vinagre de maça. A água deve ser amornada e deve cobrir o seu tornozelo. Relaxa e alivia as tensões do dia a dia.

Problemas urinários

Para prevenir os riscos de infecção nos rins ou bexiga, tome, diariamente, uma pequena dose de vinagre de maçã ele mantém a acidez necessária nas vias urinárias, diminuindo assim os riscos de infecção. Dr. Jarvis.
 
Em sua prática ele usou documentos Squibb Nitrazine para determinar a acidez ou alcalinidade da urina de um paciente e seus assuntos de teste disposta fez o mesmo. Estes documentos estão disponíveis agora e são conhecidos como Hydrion Short Range PH Papel (Paper Nitrazine) 5 roll estaleiro em dispensador com gráfico. Usado na análise de urina para determinação de pH (ácido / base) na faixa de 4,5-7,5.

Ele também defendeu o consumo de algas , peixes , milho e maçãs , e advertiu contra a farinha branca, açúcar e alimentos processados . (entenda melhor o que são esses alimentos e processo hoje).

Propriedades medicinais – GIRRASOL



Texto original: Tradução por Cleuza During, baseada no texto publicado na revista "Natur und Medizin" -
Nº 1 - Jan/Fev - 1993 - Pág 08 - Endereço: Am Nichaelshof 6.5300 - Bonn 2 - Alemanha 14 03 93

Na medicina natural, as flores e folhas do Girrasol são usadas para a cicatrização de feridas e machucados, para doenças da garganta e pulmonares. Suas sementes são ricas em e ajudam na prevenção de problemas cardíacos, em muitos casos   são recomendadas para o tratamento de esclerose múltipla.
O Dr. Karach, (médico bacteriologista ucraniano) elaborou uma terapia chamada de “A terapia do óleo de Girrasol” – divulgada pela primeira vez em 1991.
Em sua base, essa terapia consiste em usar o óleo de Girrasol – prensado a frio – para o alívio de úlceras de estômago, problemas intestinais e renais, artroses, bronquites, dores de cabeça e alguns outros males.

MODO DE USAR:

Coloca-se na boca uma colher de óleo (no máximo uma colher de sopa - no mínimo, uma colher de chá).
Esse óleo vai ser trabalhado na boca, sem pressa e sem esforço.
Faz-se bochechos com o óleo, de boca fechada, durante 15 a 20 minutos.
O óleo não deve ser engolido de jeito nenhum.
A princípio o óleo deve estar pastoso, mas depois vai ficando mais fluido.
Quando a boca estiver bem cheia de líquido, cospe-se tudo.
O líquido que sai tem que estar branco como leite.
Se ainda estiver amarelo é sinal que se bochechou por pouco tempo.
Depois de cuspir, lave a boca várias vezes com água corrente e escove os dentes.
O líquido branco que foi cuspido está cheio de veneno (no sentido figurado), de tal forma que a pia ou o lavatório onde se cuspiu o líquido, tem que ser bem lavados.


Essa na realidade é uma terapia milenar usada na índia a séculos e faz parte da medicina Ayurvédica. Neste caso não custa tentar, entretanto estudos que reforcem essa teoria não existem, sabe-se muito sobre o óleo de Girrasol, mais nada que seja realmente comprovado em relação à ao estudo citado. Mal não faz nenhum.

Faltam estudos complementares sobre o assunto, entretanto as propriedade do girassol são de grande valia e já inseridas no contexto pesquisa.


Advertência:
A saúde é uma conquista diária, não abandone tratamentos por matérias e receitas isoladas de saúde perfeita. Acrescente técnicas saudáveis ao seu dia a dia.

QUAL A NOSSA SUGESTÃO? REPENSE, FIQUE COM O MELHOR E DESCARTE O PIOR.
Homepatas dos Pés Descalços