Translate

BOLDO E ERVA TOSTÃO - A MEDICINA DOS SIMPLES


BOLDO – eis uma medicação repleta de carinho, caiu na boca do povo e fez o seu sucesso. Claro que isso não é atoa, tem lá seus fundamentos e em certos locais, discordar disso dá até briga.

O boldo faz parte da MEDICINA DOS SIMPLES – em todos os livros de plantas medicinais e remédios caseiros, lá está ele. Há muito é descrito como o remédio milagroso. De atonia no estômago a calculo biliar, de inchaço nas pernas e azia e por aí vai.
Congestão do fígado, constipação e sensação de peso alimentar, abuso de carnes, má digestão, alcoolismo e até malária.
Na maioria das vezes o chá é o melhor remédio. Quase todo estudante no interior do Brasil já tomou já de boldo após uma boa ressaca universitária, entretanto qualquer coisinha que se sinta no fígado, deve-se prestar atenção.

Colesterol alto, gordura n fígado, aja boldo que dê conta, ele ajuda e muito, mais a responsabilidade de uma dieta mais equilibrada não é dele é sua. O BOLDO – Boldo Fragans – é uma medicação e tanto, ajuda os músculos a reagirem. Essa você não sabia, se todo atleta soubesse que cuidar do fígado é cuidar dos músculos, as contraturas musculares melhorariam e muito. Por isso o boldo é bom pra todo mundo. Tomar errado também faz parte da mística – FORTE E AMARGO – CORTA RESSACA DE UMA VEZ -  corta que nada, pode te intoxicar, a dorzinha que aparece no dia seguinte, aquela que parece que você levou uma surra, não sai assim e você pode deixar seu fígado em mãos lençóis.
A tintura é uma boa saída, mais o chá ajuda e muito.


1 folha média de boldo, rasgada no fundo do copo, água normal por cima. Tampe e deixe descansar por no mínimo 6 horas. Beba a água e torne a fazer outro copo, deixe descansar por 8 horas e assim segue-se até alcançar 24 hs. Agora você vai limpar o fígado de verdade, cortar comidas gordurosas e excesso de bebida, melhora o gosto ruim da boca – do tipo – cabo de guarda chuva.

Com a melhora do sistema digestivo, o inchaço das pernas melhora e muito. As dores leves do corpo vão embora e logo vem o bem estar. É claro que desse jeito o gosto forte e repugnante que muita gente sente some, não misture com nada e não tome com estômago vazio logo pela manhã, pode dar enjôo.

Muitos homeopatas usam o boldo – tintura – ou na D5 para os Brônquios, as diarréias e a disenteria.

Seu melhor uso, entretanto, costuma ser observado nas congestões hepáticas de repetição. E preste atenção, o boldo – sua folha parece um veludo e é de tamanho mediano, cheiro próprio e característico.
Homeopatas dos Pés Descalços


BOERHAVIA HIRSUTA


O nome é grande e meio complicado, entretanto é a velha ERVA TOSTÃO. Outro santo remédio popular para o fígado. Aqui falamos de congestão hepática e icterícia.
Seu uso de tintura mãe é mais apropriado e em chá também – infusão das folhas. Outra fama grande dessa planta é ajudar a combater a retenção de líquidos e a cistite.
No que diz respeito a urina e afecções do gênero, ela entra com tudo. De gosto relativamente tranqüilo, ajuda muito a melhorar o bem estar porque atua também no nervosismo.
Homeopatas dos Pés Descalços.