Translate

OLIVEIRAS - QUANDO CORPO E ALMA SE CANSAM

OLIVEIRAS - Olea europea

 
A oliveira representou sempre importante papel nas crenças populares antigas. Símbolo da paz e da abundancia. Sinal de que as águas não inundam o solo. Foi um ramo de oliveira que a pomba trouxe para a arca, a Noé, em, e a paz estar feita entre Deus e os homens. Era com coroas feitas de ramos de oliveiras e de louro que se enfeitavam os vencedores dos jogos olímpicos e os guerreiros vitoriosos.

A azeitona pode ser chamada de oliva e é o fruto da oliveira. Sua resistência é impressionante e maravilhosa. Em Portugal existe uma com mais de 2000 anos. Suas raízes são profundas e resistentes.

A azeitona, também conhecida como oliva, é o fruto da oliveira (Olea europea), árvore predominantemente mediterrânica e que pode chegar até aos mil anos de longevidade.


Cada azeitona contém: água (50%), azeite (22%), açúcar (19%), celulose (5,8%) e proteínas (1,6%).



E cada 100 grs de azeitona verde em conserva possui aproximadamente: 140 kcal, 1,5g de proteínas, 10g de gordura, 10mcg de Tiamina, 15mcg de Riboflavina, 6mg de Ácido ascórbico, 1530mg de potássio, 15mg de fósforo, 6mg de silício, 100mg de cálcio, 130 mg de sódio, 4mg de cloro, 1 mg de ferro e 5 mg de magnésio. Viu, isso é um potinho de azeitonas para aperitivo.

Daqui se extrai o famoso azeite de oliva, um luxo no passado recente e matéria primordial desde tempos remotos, muito antes de Cristo, inclusive a força dele no horto das oliveiras, nunca mais deixou de ser estudada. Hoje esse óleo precioso já pode ser consumido por uma parte mais ampla da população mundial.

Como todos os óleos vegetais, ele não apresenta colesterol na sua formulação, sendo rico, entretanto em ácidos graxos insaturados, fazendo com que suba os níveis de HDL – o herói em termos de colesterol, o bonzinho.
VAN GOGH 1889
A oliveira como é comumente conhecida, é uma arvore de porte mediano, baixas e de troncos fortes, resistentes e retorcidos. Seu consumo e emprego se deram no chamado período neolítico e já naquela época se aprendeu a extrair e usar esse óleo na alimentação, como combustível e ungüentos. Esse foi e é o principal motivo de tanta veneração através dos tempos.


Ela é associada a força e a vida. Uma árvore da longevidade. Muitos acreditam que as oliveiras da Palestina de hoje devam ter em torno de 2.500 anos e em Santa Iria de Azóia – Portugal, existe uma oliveira de 2.850 anos.

Suas raízes são fortes e profundas, o que lhe dá a possibilidade de conseguir água para a sua manutenção. Essa extensão pode chegar  a 6 metros de profundidade, por isso são chamadas de subterrâneas.
Além disso, o consumo regular de óleo de oliva reduz a possibilidade de formação de placas de ateroma na parede dos vasos sanguíneos. Ajuda a diminuir o risco de enfarte do miocárdio e de derrames (ACV). Levam a fama de serem anti oxidantes, pois são ricos em polifenóis.

Assim sendo ajuda na luta contra o envelhecimento precoce, as doenças crônicas degenerativas, assim como o cancro.
É um rico lubrificante e antiinflamatório intestinal, fazendo com que melhore muito a pele de quem faz uso dele.  Ajuda na prevenção do reumatismo e da arteriosclerose.
Classicamente é conhecido por atuar positivamente no controle da hipertensão arterial.

UMA OLIVEIRA NOVA
Hoje em dia se encontra em casas de produtos naturais (não abra mão da qualidade e do registro), o chá das folhas de oliveira que são, antibacterianas, antioxidantes, combatem o colesterol LDL, e os radicais livres. Ajuda no controle da hipertensão e são antiinflamatórias.

Receita: coloque 1 litro de água pra ferver e depois acrescente 2 colheres (sopa), desligue o fogo e tampe. Espere 10 minutos, coe e pode tomar de 3 a 4 xícaras do chá por dia.
Mais do que isso é exagero, a melhor medida é a cautela e por tempo determinado. Não passe de 1 mês, depois tome 1 xícara ao dia.

Estudos e pesquisas:
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=HomeoIndex&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=1123&indexSearch=ID
http://www.esalq.usp.br/siesalq/pm/Monografia_Vitis_vinifera.pdf


(Olivo Olive, Bach) 


É aí que encontramos seu uso mais sutil e grande valia. Nos florais de Bach – ele  restaura a paz para a mente cansada e fortalece o corpo exausto pelo sofrimento. É útil para pessoas que sofreram por muito tempo e em condições adversas, ou que tiveram uma longa e dolorosa doença que tem prejudicado a sua vitalidade. Quando não se suporta mais o cansaço. Para pessoas que têm pouco tempo para relaxar e descontrair, se cansa rapidamente, não têm reservas de força. Restabelece o vigor, vitalidade e interesse na própria vida. Mente fatigada e corpo exausto. O estado de Getsemani.

A oliveira era para os antigos a arvore da vida por isso que produzia o azeite, que arde nas lâmpadas, conservando a luz durante a noite, a luz a origem de toda a vida terrestre.

Homeopatas Dos Pés Descalços