Amigos do Blog

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SABADILLA – UM JEITO SURREAL DE SE VER.


 SABADILLA E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA.


O que de mais típico em Sabadilla é a clássica dor de cabeça e a insônia de quem não dorme por pensar demais. Os pensamentos são sua tábua de salvação e o seu maior problema, ou seja, a sua fonte de adoecimento.

É claro que de forma desordenada, essa personalidade acaba por modificar seus pensamentos em traduções extremamente errôneas de si mesmo. Tudo começa com dois fatores já bastante conhecidos: opressão e monotonia.


Acredita fielmente que está grávida, sabe com exatidão que está doente e qual a doença que tem, confunde as noções básicas de si mesmo, provocando ilusões, delírios, alucinação, delírios sobre o próprio corpo, ilusões sobre si mesmo, idéias erradas sobre seu estado de saúde e sobre seu próprio corpo.

Se tiver flatulência – o que acontece muito com Sabadilla, ela terá certeza de uma gravidez. Não domina as expressões do próprio corpo. Caso tenha febre, virá acompanhada de delírios. Caos sofra de angina, dirá com perfeita convicção que seu corpo é diferente, um lado maior que o outro. Que seu estômago corroeu o escroto. Que sua barriga é igual aos dos mortos. Que terá uma doença fatal na garganta.
A sua auto percepção é muito errada, mas essa conjecturas não passam de si mesmas, não as faz com os outros.
É muito comum que essa personalidade seja afetada por febres repentinas e sudoreses estranhas, o nervoso faz isso. Tímido, histérico e nervoso.
Qualquer barulho o assusta e já pensa no pior. A ansiedade produz um desconforto enorme, fazendo com que aja aceleramento cardíaco e retenção. Tudo é uma dificuldade, portanto fica difícil conviver com outras pessoas.


As dores de cabeça são sempre seguidas de nervoso ou provocadas por ele. Por um susto, uma impressão, um “achar” que não está bem. Após um susto, prepare-se, logo chega a histeria.
Costuma relatar experiências surreais com o próprio corpo.
Nos homens apresenta o escroto caído e nas mulheres as crises histéricas no período menstrual. O abdômen caído é uma observação bastante visível, talvez pela postura arriada, causada pela timidez.
É bastante observada em seu uso, quando se refere a febre do feno e a influenza – espirros violentos e repetidos, dores de cabeça frontal, febre e tremores com alucinações. Possui um doce adocicado na boca. 
A cor das extremidades, provavelmente pelo nervoso são frias e azuladas.  As unhas são azuladas. Vômito em jato e a sensação de que está nevando no estômago são próprios dessa personalidade. Quanto a garganta, parece que sempre em alguma coisa a mais para engolir, por isso a preferência por líquidos quentes.
O desejo sexual aumentado e o prurido no reto e anús são comuns.
Entretanto, chamá-la de: a medicação das  moléstias imaginárias, acerta em cheio na sua maior propriedade, pensamento, opressão e monotonia.
Sabadilla também é conhecida por Veratrum Officinale e Sevadilha.

Homeopatas dos Pés Descalços

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A LEI DOS CINCO ELEMENTOS


A LEI DOS CINCO ELEMENTOS – A ESCOLA DOS CINCO ELEMENTOS



Esta é a lei mais antiga de todas as leis que compõem a Medicina Oriental. Muitos escritores, principalmente aqueles que se colocam acima do respeito pelos conceitos que foram alicerçados a muitos anos,acreditam que essa lei é uma fantasia mística, que já foi substituída e que com isso pode-se chamá-la hoje de obsoleta e sem nenhum valor a não ser meramente histórico ou como costumam dizer: supersticiosa.
Avaliem comigo uma situação: sendo esta a primeira lei, obviamente que seus conceitos de criação são muito antigos, escritos e descritos na proporção da observação da época, simples e sobretudo, cuidadosamente respeitados e observados.


Os cinco elementos constituem a natureza e se interligam, criando assim um estado de evolução ou restrição, de forma a manter o movimento contínuo e mutável.
Sabemos que o organismo humano é regido pelo mesmo princípio da natureza, fazendo com que ocorra uma interferência nas atividades fisiológicas. Outro fator importante é a reação, a adaptação do homem ao meio ambiente, que por sua vez, tornou possível a correlação entre a fisiopatologia dos órgãos e tecidos e os chamados fenômenos da natureza.


Essa noção se dá de acordo com o processo: PRODUZIR, CRESCER E PROMOVER.


A madeira quando aquecida cria o fogo que nos alimenta e também destrói, só que chegando ao final da queimada teremos o solo, a terra, de onde surgirá propriedades para a criação do metal que por sua vez torna-se líquido, dando origem a água, que por sua vez gera a madeira.


Sua descrição básica por ordem histórica:


1ª a água que desce e molha,
2º o fogo que sobe e queima,
3º a madeira que se curva e endireita,
4º o metal que é obediente e muda de forma,
5º a terra que pode ser semeada e ceifada.


Sua descrição básica segundo o corpo humano:


Madeira: fígado e vesícula biliar,
Fogo: intestino delgado, triplo aquecedor, Circulação sexo e coração.
Terra: estômago e baço,
Metal: pulmão e intestino grosso,
Água: rins e bexiga.


Os cinco elementos ou os cinco poderes não são considerados estáticos, mas princípios dinâmicos, em constante interação.


A primeira descrição desta lei, encontra-se no Hong Fa – Grande Norma e se trata de um pequeno tratado considerado o mais antigo livro de filosofia oriental. Por sua vez esse tratado fazia parte de um conjunto de normas nas quais os soberanos deveriam conhecer.
Estes escritos se baseiam por volta de 1.122 AC, porém seus estudos antecedem essa data. Os cinco poderes são considerados a 3ª classe das artes ocultas chinesas.
matéria 1 - MTC
Continua...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PSORINUM - QUANDO CORPO E ALMA SOFREM

A sarna é um fato, é real.
A sua personalidade também é.

PSORINUM soro
(de vesículas de Sarna) – nosódio.


O medo do fracasso, esse é o principal medo da personalidade de um Psorinum. Não há esperança, somente desespero e pessimismo acentuado. Não há esperança, apenas desespero. Fisicamente ele nasce na pele, esse é o mundo real, erupções cutâneas e coceira.

Já por dentro, existe a tentativa de aperfeiçoar-se, retirar a culpa que carrega dentro de si, limpar-se dessa profunda responsabilidade. Com isso, com essa alto cobrança, a ansiedade e o desespero a acompanha. A cura é lenta e ver-se neste estado piora e muito as coisas. Existe nesse momento a interligação do não reagir, estar parado, não conseguir avançar, parece que tudo está no mesmo lugar, que nada ira andar, é aí que o desespero chega. Qual o estalo para a crise?Seu estado físico reage à mudança brusca de temperatura, mas a energia vital dessa personalidade é muito baixa, ela sempre está com frio, mesmo no calor.


A depressão é outro estado que toma muito a atenção dessa personalidade. Depressão e pessimismo, nada vai dar certo, nada deu certo. A má sorte na vida, os infortúnios, ele sabe que não dará conta das demandas e que não cumprirá o que precisa. Se pedir a ele que diga do que vai morrer, ele certamente lhe dirá que morrerá de câncer, acha que vai pagar tudo o que deve e que sempre culpado de tudo. Tudo isso vai ser exposto no corpo, vai para a pele dele e é claro no caso agora real de supressão, a loucura ou doenças degenerativas do cérebro tendem a acontecer. Tem medo de tomar banho, de ficar pobre, de lhe acontecer algum mal a qualquer momento e em qualquer situação, das tempestades, da ira de Deus sobre ele, afinal de contas existe uma demasiada ansiedade e/ou depressão de cunho religioso, da salvação de sua alma. Depressão de religiosos, medo do futuro, da má sorte e do mal. 

Existe uma pequena melhora nesses sentimentos quando come.
Estados comuns em crianças que passam bem o dia, mas pioram a noite toda, basta escurecer.
Essa personalidade tem a memória ruim, imagino que neste caso seja a quantidade de supressão dos pruridos, durante a vida. Com a exposição das feridas na pele, todos querem tratar dela para que essa fique bonita e boa. Esquece facilmente o que lê, onde vai, o que falou e o que ouviu.
Nas constipações ele sempre está bem humorado e aparece feliz, o que reforça a nossa observação. Expulsa coriza, muco e fica bem melhor.


Possui a sensação de que a cabeça é separada do corpo, ou como se a metade esquerda da cabeça não funcionasse mais.
Um detalhe físico que jamais pode ser ignorado em um Psorinum é que ele é frio, extremamente friorento, sensível mesmo e sempre está com bastante frio. É a falta de calor vital, a baixa da imunidade.
Outro fato físico muito importante: Todos os seus excrementos (diarréia, corrimento, menstruação, sudorese, orelha ou coriza, etc) têm um cheiro muito ruim, horrível, podre, carniça. Seu corpo tem um cheiro ruim, mesmo após o banho, mas, tendo medo de tomar banho fica difícil, o banho poderá adoecê-lo, pensa ele. As pessoas dessa personalidade normalmente estão sujas, mal cuidadas e são ofensivas à vista e ao cheiro. Sem estar no estado adoecido, essa personalidade consegue disfarçar, entrando no estado doentio, ela não reage bem a terapias, a droga ou a estimulação do psicológico.

 HENRY CLAY ALLEN
"Psorinum não deve ser dado ou diátese psora Psoric, mas, como qualquer outra escolha, pela individualização estrito (conjunto de sintomas) e depois vamos ver fazendo seu maravilhoso trabalho" (Allen).

As maiores tendências de deficiências físicas de Psorinum são:

*Hipertrofia de amígdalas
*Deglutição difícil e dolorosa
*Grande tendência de amigdalites recorrentes (Dor de garganta severa, cortar ou rasgar, estendido para os ouvidos de deglutição, com sialorréia ofensivo.)
*Anorexia com sede constante*fissuras (especialmente no inverno),
*Manifestações proeminentes de Psorinum (aspectos mórbidos  da pele.)
*Arroto sabor ácido ou cheiro de ovo podre – inclusive na urina.

*Herpes,
*Urticária,
*Sarna,
*Psoríase (mais no inverno).
*Tendência a ter piolhos.






*Secreções com cheiro insuportável de carniça,
*Acne,
*Eczema
O aspecto dessa personalidade costuma estampar na própria pele – áspera, suja, insalubre, gordurosa e com muitos tipos de erupções diferentes. Tende a melhorar muito no frio e piorar consideravelmente no calor.

A fase adulta e a velhice acabam por demonstrar esses agravamentos todos, pois na infância costuma-se ter mais cuidado e receber essas ajudas. Muito pode ficar encoberto com a desculpa da educação primária e fazer os asseios por obrigação. Conforme a doença se agrava isso vai se destampado.
Psorinum não faz mal a ninguém, só a ele mesmo. Afinal de contas é ele que terá de pagar pelos pecados do mundo. Ele sempre será o culpado de tudo.

 Medicações complementares: Bac, Sep, Sulph, Tub.
Medicações com variáveis importantes de comparação: Aur, Ars, Chin-s, Graph, Mez, Petr, Sil, Sulph, Tub.



Homeopatas dos Pés Descalços

PONTOS DE VISTA IX






Nunca se deve engatinhar quando  o impulso é voar

Helen Keller







Nascida no Alabama, ela provou que deficiências sensoriais não impedem a obtenção do sucesso. Helen Keller ficou cega e surda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como "febre cerebral" (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Ela sentia as ondulações dos pássaros através dos cascos e galhos das árvores de algum parque por onde ela passeava.
Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência. Anne Sullivan foi sua professora, companheira e protetora. A história do encontro entre as duas é contada na peça The Miracle Worker, de William Gibson, que virou o filme O Milagre de Anne Sullivan, em 1962, dirigido por Arthur Penn (em Portugal, O Milagre de Helen Keller)...

 
A ciência poderá ter encontrado a cura para a maioria dos males, mas não achou ainda remédio para o pior de todos: a apatia dos seres humanos.
Helen Keller

Homeopatas dos Pés Descalços

PONTOS DE VISTA VIII

 Autor Lima Barreto

“Em vários tempos e lugares, a loucura foi considerada sagrada, e deve haver razão nisso no sentimento que se apodera de nós quando, ao vermos um louco desarrazoar, pensamos logo que já não é êle quem fala, é alguém, alguém que vê por êle, interpreta as coisas por ele, está atrás dêle, invisível!…” (Triste fim de Policarpo Quaresma).
 Lima Barreto

Não é só a morte que iguala a gente. O crime, a doença e a loucura também acabam com as diferenças que a gente inventa. Lima Barreto.

Homeopatas dos Pés Descalços

PONTOS DE VISTA VII


Não há dúvida de que um enfoque “holístico” nos cuidados médicos é excelente para os pacientes. Muita gente pensa que essa palavra é outro termo para “alternativo” ou “complementar”.

Não é. Quando seguida adequadamente, significa que cada doença pode ser tratada através de uma abordagem “escolha” e “misture”, ou seja, escolhendo os aspectos da medicina convencional e da medicina alternativa com maior chance de serem eficazes e causarem menos efeitos colaterais - tratando e observando atentamente a todos os aspectos individuais do paciente. Em suma, a palavra “holística” foi criada para designar uma atitude. Uma atitude que tanto pode ser seguida pelo médico de formação ortodoxa como por um médico alternativo.

No caso de muitas doenças, não adianta tratar o que está errado com o corpo se não tratar também o que está errado com a mente. Acho incrível que um médico moderno cuide do corpo de um paciente que sofre de hipertensão, distúrbios intestinais ou asma e ignore sua mente, quando já está mais do que provado que, no caso de muitas doenças, os sintomas físicos são produzidos por algum tipo de distúrbio mental. Da mesma forma, é estranho e até mesmo não científico, que um osteopata trate a coluna de um paciente ignorando sua mente.

Infelizmente, a maioria dos médicos aprende pouco sobre medicina alternativa ou complementar. E muitos terapeutas alternativos nunca tiveram um ensino eficiente sobre anatomia e fisiologia humanas.

*Vernon Coleman é o autor médico da Grã-Bretanha
Vernon Coleman´s Newsletter, divulgando estratégias físicas, mentais e espirituais para uma vida mais feliz, saudável e harmoniosa.

Homeopatas dos Pés Descalços

PONTOS DE VISTA VI

"Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia" GHANDI


Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Mahatma Gandhi
Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo.
Mahatma Gandhi
Homeopatas dos Pés Descalços

sábado, 22 de outubro de 2011

PONTOS DE VISTA V

Carl Gustav Jung
 
Um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuízos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal pode afetar a psique; pois a psique e o corpo não estão separados, mas são animados por uma mesma vida. Assim sendo, é rara à doença corporal que não revele complicações psíquicas, mesmo quando não seja psiquicamente causada. (Jung)


"A sociedade espera, e tem razão para esperar, que cada um desempenhe o mais perfeitamente possível o papel que lhe coube; assim, um homem que seja sacerdote [...] deve em todas as ocasiões [...] desempenhar impecavelmente o papel de sacerdote. A sociedade exige-o por uma espécie de segurança: todos devem permanecer no seu posto, aqui um sapateiro, além um poeta. Não se espera que ninguém seja ambas as coisas [...] isso seria "esquisito". Um homem desses seria "diferente" dos outros, não mereceria confiança. No mundo das letras seria um diletante; em política, uma grandeza "imprevissível"; em religião, um livre pensador. Em suma, seria um suspeito de incopetência e de incostância, pois a sociedade está convencida de que só um sapateiro que não seja poeta poderá fazer sapatos bem acabados." Carl Gustav Jung


Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.

Carl Jung

Homeopatas dos Pés Descalços





PONTOS DE VISTA IV



"Não espere que seja mais fácil, deseje que você seja melhor.

Não espere menos problemas, deseje mais habilidades.

Não espere menos desafios, deseje mais sabedoria."

Jim Rohn


Eu costumava dizer: "Eu certamente espero que as coisas mudem." Então eu aprendi que o único modo de as coisas mudarem para mim é quando eu mudo.
Jim Rohn
Homeopatas dos Pés Descalços

PONTOS DE VISTA III





"O caráter de uma alma é um canto e o seu substrato terreno é a água!


Com a afinação da alma, por intermédio e ação das músicas mais perfeitas e harmoniosas, muda completamente a música que cada um de nós entoamos pelo mundo."  



(Essências Musicais de Bach - Johann Sebastian Bach)

Homeopatas dos Pés Descalços

PONTOS DE VISTA II



Georg Philipp Friedrich von Hardenberg  

(Schloss Oberwiederstedt, Wiederstedt, Harz, 2 de Maio de 1772 — Weißenfels, 25 de Março de 1801), Freiherr (barão) von Hardenberg, mais conhecido pelo pseudónimo Novalis





Foi um dos mais importantes representantes do primeiro romantismo alemão de finais do século XVIII e o criador da flor azul, um dos símbolos mais duráveis do movimento romântico.



Novalis, o poeta e místico do romantismo, que tinha uma aptidão muito desenvolvida para captar todos os inter-relacionamentos, uma afirmação sucinta e lapidar:

“Toda doença é um problema musical.”

Homeopatas dos Pés Descalços

PONTOS DE VISTA




Masaru Emoto


“... Sabemos que a vida humana 

está conectada diretamente com 

a qualidade da nossa água, tanto 

dentro quanto ao redor de nós.






  Nossos pensamentos afetam tudo em nós e ao nosso redor.


Temos evidências factuais de que a energia humana 

vibracional, os pensamentos, as palavras, as idéias e a

música afetam a estrutura molecular da água,

a mesma água que compõe 70% do corpo humano e 

cobre a mesma porcentagem do nosso planeta...”

Homeopatas dos Pés Descalços

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PASSIFLORA - A FLOR DA PAIXÃO

PASSIFLORA INCARNATA 
OU 
MARACUJÁ – GUAÇU


Bom até aqui muita gente pode estar pensando...e daí, existem muitas matérias sobre essa árvore que dá um fruto que se chama maracujá e que pelo Brasil afora até cansa de se ver. Sim, é calmante, todo mundo sabe.
Entretanto essa que é considerada a fruta do amor, por causa da flor belíssima e cheia de significados, ela age conhecidamente como um antiespasmódico. 


O espasmo é a contração do tecido muscular liso, especialmente em órgãos tubulares. Dá a sensação de estarmos sendo retorcidos por dentro, a cólica nas mulheres se assemelha bem. Os espasmos dificilmente acontecem sem dor. O efeito produzido por um antiespasmódico é o de prevenir essa ocorrência no estômago, intestino ou na bexiga – isso em sua grande maioria.
Entretanto, o maracujá/fruto, é rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de apresentar quantidades significativas de sódio, ferro,fósforo e cálcio.

EIS A BELEZA DA FLÔR DE MARACUJÁ.

Dito isso, vamos olhar melhor para a passiflora – na Homeopatia vegetal, seu uso se dá em tintura mãe ou em estratos fluido, também utilizados na DH1, assim sendo, dentro dessa área seus principais mecanismos de atuação vão em direção do nervosismo, da histeria e de suas complicações.

Na insônia nervosa – aquela que se anda de um lado para o outro. Não pense que isso resolverá todos os seus problemas, mas pode abrandar e bem. Usa-se na faixa de 30 a 40 gts, de 30 em 30’, até descansar e dormir.

Nas crises de asma, ela ajuda e muito, não possuindo nenhum fator que a desabone e sem interferir nas medicações em curso. Preste apenas atenção caso tenha alergia ao maracujá ou a frutos ácidos. Nesse caso pode-se tomar até 5 gts de 10 em 10’ até a crise acalmar.

Nas crises de tétano são usadas como remédio caseiro e ajudam muito para diminuir as convulsões. Nas infecções de bexiga seguidas de espasmos e dor, 2 gts sublingual de 5 em 51 na DH1 ajuda bastante.

Nas crises dos nervos das crianças agitadas, nas histerias, tanto o chá, o suco, as capsulas ou as tinturas tem colaborado e muito. Na febre por verminose e nas dismenorréias seu valor tem sido provado.

Além disso; no combate ao alcoolismo temos uma grande ajudante aqui. 30 gotas pela manhã. O fato é que esse suco refresca e acalma, dele são produzidas várias iguarias e seu uso é bem mais popular que qualquer outra coisa. Nas erisipelas, banhar o local com o chá da folha do maracujá costuma dar bons resultados.
Assim como o limão, ela ajuda no bem estar do estômago, melhorando a reação de acidez e produzindo bem estar. É uma fruta que refresca por dentro.

Entretanto tratar doenças ou estados como os daqui descritos apenas com passiflora não é o indicado. Colocá-lo com co-ajudante é o segredo. Essa medicação pertence a família das preventivas e diárias, as do dia a dia, que produzem saúde e cuidado ingeridas de forma mais diária. É claro que quanto menos medicação você for viciado, mais facilmente os benefícios de frutas serão encontrados, seu corpo encontra a resposta.
Homeopatas dos Pés Descalços
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise por matéria específica